Covid-19: número diário de mortes cai aos menores níveis em uma semana na Itália e na Espanha

Países europeus mantêm isolamento até o início de maio

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

O número de mortes pela Covid-19 se manteve em alta, neste domingo, na Itália e na Espanha, embora com os menores avanços em pelo menos uma semana.

O governo italiano confirmou um total de 23.660 óbitos até o momento. Foram 433 a mais em 24 horas – quantidade mais baixa da semana, de acordo com a Proteção Civil do país, que também constata uma importante queda no número de internações.

O país registra cerca de 179 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus – destes, 3.047 detectados nas últimas 24 horas.

Na sexta, a Itália teve um recorde de 2,5 mil pacientes curados da Covid-19 em um dia. Há uma queda na quantidade de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que já dura um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.

Com a redução da quantidade de doentes, a Itália se prepara para deixar o confinamento, em 4 de maio.

Já a Espanha registrou 410 mortos pelo coronavírus nas últimas 24 horas, número mais baixo desde 22 de março, o que eleva o número de vítimas da pandemia no país a 20.453 mil; houve ainda mais 4.218 notificações de pessoas infectadas, subindo o total de casos para 196 mil.

O Ministério da Saúde espanhol também informou, neste domingo, que o número de pessoas curadas aumentou em mais 2,7 mil.

A Espanha enfrenta uma nova extensão do estado de alarme decretado em 14 de março pelo governo para tentar controlar e deter a pandemia. A nova prorrogação da quarentena, até 9 de maio, anunciada pelo chefe do Executivo, Pedro Sánchez, ainda precisa da aprovação pelo Congresso dos Deputados na próxima semana.