Terceiro município gaúcho com mais casos de Covid-19, Passo Fundo reabre comércio amanhã

Trabalhadores e clientes devem usar máscaras; decisão não vale para shoppings e centros comerciais da cidade

Foto: Divulgação/Sefaz

A Prefeitura de Passo Fundo anunciou, nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que o comércio da cidade reabre a partir desta sexta. O município, localizada no Norte gaúcho, é a terceiro em maior número de pacientes com Covid-19 no Rio Grande do Sul, somando 29 casos e duas mortes, até a tarde de hoje. A decisão de reabrir o comércio decorre do decreto do governador Eduardo Leite, que flexibilizou as restrições para a maioria das cidades, exceto as 34 da região Metropolitana de Porto Alegre.

O decreto de Passo Fundo, publicado no Diário Oficial do município nesta quinta-feira, prevê que a medida possa ser alterada a qualquer momento e contém restrições e regras rígidas quanto à higiene. Conforme o prefeito, Luciano Azevedo, a flexibilização não significa que as pessoas devem sair de casa e ocupar as ruas: “A orientação continua sendo o distanciamento social e as pessoas devem ficar em casa e sair apenas por necessidade”, orientou Azevedo, em nota emitida pela Prefeitura.

Nos locais que reabrem, a partir de amanhã, trabalhadores foram orientados a usar máscaras, assim como os clientes, e manter as regras de higienização. Os locais também devem respeitar a capacidade máxima de ocupação.

Shoppings mantêm fechamento

O comércio realizado dentro de shoppings e centros comerciais permanece fechado em Passo Fundo. Em relação a igrejas e cultos, o Município garante que vai se adaptar ao decreto estadual 55.154, com limitação de horário de funcionamento. Nos próximos dias a Prefeitura deve se reunir com representantes dos setores de bares, restaurantes e academias para definir critérios de possível retomada.