Hospital de Campanha entra em funcionamento nesta quinta em Canoas

Local vai operar com 12 leitos clínicos e um leito de UTI para casos de coronavírus

Foto: Vinicius Thormann / PMC / Divulgação / CP

O hospital de campanha, montado pela prefeitura de Canoas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, entra em funcionamento nesta quinta-feira. Outras três estruturas semelhantes são preparadas na UPA Boqueirão, no Hospital Nossa Senhora das Graças e em um prédio cedido pela Ulbra, para receber pacientes com sintomas ou que já tenham sido infectados pelo novo coronavírus.

O hospital de campanha da UPA Rio Branco tem 12 leitos clínicos, sendo que um deles é de UTI e contará com um respirador. O espaço tem ainda sala de triagem, quatro consultórios e uma sala de enfermagem.

Conforme o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, em janeiro, no início da contaminação na China, a Secretaria de Saúde criou um comitê interno para monitorar a situação. “Depois, esse grupo foi ampliado para dar respostas mais efetivas e completas à pandemia. Hoje, já temos boa parte da estrutura preparada para das respostas ao coronavírus em Canoas, com mais leitos clínicos e em UTI, mais médicos e enfermeiros, profissionais capacitados e equipamentos chegando, afirma.”

Segundo Ritter, o trabalho é articulado junto com o Estado, o Hospital Nossa Senhora das Graças, o Universitário e Pronto-Socorro, UPAs, unidades básicas de saúde e várias outras instituições.

Conforme a prefeitura, a estrutura que está sendo erguida na UPA Boqueirão é igual à da Rio Branco. O atendimento será com 13 leitos mais um de UTI. No Hospital Nossa Senhora das Graças serão 23 leitos, na Ulbra, 340 leitos clínicos e no Hospital Universitário, 501 leitos clínicos e 40 de UTI. Canoas vai ter mais de 900 leitos só para tratar o Covid-19. O hospital de campanha que está sendo planejado na Ulbra deve ser o último a entrar em funcionamento. A proximidade com o Hospital Universitário facilitará o trabalho das equipes.