Após motim, Susepe transfere 20 presos da penitenciária de Santana do Livramento

Apenados também estariam arquitetando um plano de fuga da casa prisional

Foto: Susepe / Divulgação

A Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN) do Rio Grande do Sul atuaram na manhã desta quinta-feira na transferência de 20 presos da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento. A ação de transferência dos apenados foi necessária após rebelião no último dia 29 de março, em que os presos atearam fogo em colchões e alguns subiram no telhado das instalações.

A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do Estado em que presos, dessa penitenciária, estariam arquitetando um plano de fuga.

A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 03 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

A permanência da Força no estado é de 60 dias (até 2 de maio) e terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen.

No final de semana passado, a Força de Cooperação do Depen apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde em ações de combate ao Covid- 19 e entrega de 50 cestas básicas, em Bagé, Rio Grande do Sul. Também no final de semana, os polícias penais da Força de Cooperação fizeram uma visita ao presídio de Dom Pedrito e de Santana de Livramento. O objetivo foi fazer a segurança das unidades e participar da orientação de prevenção ao Covid-19 para polícias penais locais.