Vacina contra a gripe está em falta em clínicas particulares da Capital

Dos locais consultados pela reportagem, apenas uma clínica recebeu um novo lote de vacinas

sarampo
Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A intensa procura pela vacina contra a gripe fez com que o estoque da rede de clínicas particulares terminasse em Porto Alegre. A maioria das clínicas consultadas pela reportagem na manhã desta quarta-feira não dispõe de doses da vacina tetravalente.

É o caso da Clínica Previne, na rua Coronel Bordini, que não possui doses no momento. A previsão, segundo a rede, é receber um novo lote de vacina ainda nesta semana. O custo da dose no local é de R$ 120. Já a Clínica Imunoclin, localizada na avenida Nilo Peçanha, não tem sequer previsão de quando irá receber novas doses.

Dos locais consultados, em Porto Alegre, apenas a Clínica Vacine, no bairro Menino Deus, disse possuir 300 doses da vacina tetravalente. De acordo com o estabelecimento, o novo carregamento chegou hoje e deve terminar ao longo do dia devido à intensa procura. Fichas estão sendo distribuídas por ordem de chegada. A vacina custa R$ 100.

A vacina, que contribui na prevenção de resfriados, está sendo altamente procurada pela população, em razão da pandemia de coronavírus. Entretanto, a mesma não imuniza contra a Covid-19, mas segundo médicos, ajuda a desafogar o sistema de saúde que está sobrecarregado.

Vacinação na rede pública

Na rede pública, a campanha contra a gripe teve início em todo o país em 23 de março, com prioridade para os idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde de todas as idades. A partir desta quinta-feira, serão incluídos entre os grupos prioritários: doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo e portuários.

Em um balanço parcial da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado no Rio Grande do Sul. O número é o equivalente a 1,2 milhão de pessoas. Segundo o governo do Estado, 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas receberam a vacina. No total, até ontem, aproximadamente 1,5 milhão de doses contra a gripe já foram aplicadas no RS.