ONU denuncia “perigosa epidemia de desinformação” pela Covid-19

Comunicado de Antônio Guterres não cita casos específicos, países ou veículos de mídia

Foto: ONU/Elma Okic

A pandemia do Covid-19 causou uma “epidemia perigosa de desinformação”, denunciou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado nesta terça-feira, sem citar casos específicos, países ou veículos de mídia. As informações foram divulgadas pela Agência France Presse (AFP).

Guterres lamentou que o tempo não seja “da ciência e da solidariedade” e que supostos “conselhos de saúde prejudiciais” e “falsidades” encham o ar, com a Internet infectada de “teorias selvagens da conspiração”.

“O mundo deve se unir contra esta doença”, afirmou, assegurando que a “vacina é a confiança” e “em primeiro lugar, confiança na ciência”.

Guterres também cumprimentou jornalistas que fazem a checagem de notícias e postagens falsas, e cobrou que empresas de comunicação e a mídia social façam “mais para acabar com o ódio e as declarações prejudiciais sobre o Covid-19”.

“Juntos, vamos rejeitar mentiras e bobagens” para “construir um mundo mais saudável, mais equitativo, justo e resiliente”, exigiu o chefe da ONU.