Mais de 55% dos pacientes de Covid-19 já se curaram no País

Mais de 14 mil pessoas superaram a doença, revelou hoje o Ministério da Saúde

Foto: Alina Souza/CP

O Brasil conta com 14.026 pessoas já curadas da Covid-19 em todo o território nacional. O número representa 55,5% dos casos já diagnosticados da doença. Foi o que confirmaram autoridades do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

Conforme o número apresentado, o Brasil reportou 25.262 casos de coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram mais 204 mortes, o maior índice já registrado em um dia desde o início da pandemia. No total, 1.532 pessoas já morreram de Covid-19 no país.

O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período (normalmente entre duas e três semanas) são considerados recuperados da doença.

Estudo em parceria com a UFPel

Paralelamente, o Ministério da Saúde vai iniciar um estudo, na próxima semana, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, para testar por amostragem os anticorpos da população gaúcha.

Esse processo de investigação epidemiológica é especialmente importante no caso da Covid-19 porque estudos sugerem que 86% dos infectados sejam assintomáticos – ou seja, pessoas que não desenvolvem os sintomas da doença.

Dessa forma, acredita-se que uma parcela da população já possa ter anticorpos contra o vírus. O objetivo é saber pela amostragem qual pode ser esse percentual.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que o contato com o vírus é como uma “autovacinação”. “Há muita gente assintomática e [que] ganha anticorpo, muita gente com a forma leve que é [positivo para] corona e nem procura atendimento”, exemplifica.

RS

No Rio Grande do Sul, o número de casos de Covid-19 subiu para 726 nesta terça-feira. Foram 41 novos casos de ontem para hoje. O Estado soma 18 óbitos por coronavírus desde o começo da pandemia.