Justiça libera prisão domiciliar para Abdelmassih em razão de pandemia

Condenado a mais de 173 anos por abusar sexualmente de pacientes, ex-médico apontou problemas de saúde para cumprir pena em casa

Foto: Agência Lusa/Senad

A Justiça de São Paulo autorizou o ex-médico Roger Abdelmassih a deixar a prisão para cumprir a pena em casa em razão da pandemia do novo coronavírus. Aos 76 anos, Abdelmassih solicitou o benefício alegando fazer parte do grupo de risco da doença. Além da idade, ele porta doenças cardíaca e respiratória, conforme laudos apresentados ao Judiciário.

Um dos principais nomes da reprodução assistida no país nas últimas décadas, Abdelmassih recebeu pena de mais de 173 anos de prisão por abusar sexualmente de pacientes.

A autorização para Abdelmassih deixar a Penitenciária 2 de Tremembé vale inicialmente por 90 dias e, depois, pode ser prorrogada. Abdelmassih não pode se ausentar da residência a não ser mediante prévia autorização judicial, exceto para tratamento médico e hospitalar, o que deve ser comprovado posteriormente.

A decisão é da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Ela citou recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que se evitem riscos epidemiológicos e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a liberação de uma presa lactante em razão da Covid-19.