Canoas retoma coleta seletiva após aumento de ações preventivas

Serviço estava temporariamente suspenso como medida para proteger a saúde dos recicladores

Foto: Derli Colomo Jr. / PMC

A prefeitura de Canoas retomará a coleta seletiva no município, a partir desta quarta-feira. O serviço estava temporariamente suspenso como medida para proteger a saúde dos recicladores, e das comunidades nas quais eles vivem, contra a novo coronavírus. A suspensão seguiu as orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental e do Ministério da Saúde.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Gustavo Rabaioli da Silva, o retorno da coleta seletiva é também um apelo da sociedade. “A atual administração adotou uma série de ações para reduzir o risco de contágio e, consequentemente, evitar um grande aumento dos casos em um curto espaço de tempo. Com um cenário positivo em relação a outras cidades, é possível retomar algumas atividades, como a coleta seletiva”, comentou.

Segundo o secretário, muitas pessoas continuam depositando os resíduos recicláveis em frente a casas e condomínios, fomentando a coleta informal e ampliando o risco de contágio dos coletores. “Ao contrário das condições às quais se submetem os coletores informais, os cooperados deverão utilizar máscaras e luvas e terão maior acesso a higienização durante a coleta e a triagem dos materiais”, explicou Luiz Gustavo.

O itinerário, dias e horários serão os mesmos dos praticados antes da suspensão. Mais informações sobre a coleta seletiva estão disponíveis no site da prefeitura de Canoas.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.