Mundo supera 100 mil mortes pela Covid-19, 111 dias após o primeiro caso

EUA podem superar Itália em total de óbitos, nas próximas horas

Foto: Joel Vargas

A pandemia de coronavírus já deixou mais de 100 mil mortos em todo o mundo. O levantamento independente feito pela agência de notícia Reuters, dos Estados Unidos, apontou a marca na manhã desta sexta-feira, 111 dias depois de o primeiro caso da doença Covid-19 ser registrado em Wuhan, na China.

A Itália segue sendo o país com maior número de mortes, com um total de 18.849. Mas a com a aceleração impressionante dos contágios, os Estados Unidos podem passar a liderar a lista ainda hoje. Há pouco, o país superou a marca de 18 mil mortes.

Esses dados se referem a informações divulgadas oficialmente pelas autoridades italianas e ao levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

A cidade de Nova York sozinha responde por quase um terço dos óbitos em território norte-americano. A divulgação de imagens aéreas de um cemitério de indigentes nova-iorquino sendo preparado para enterros em massa devido ao aumento de demanda provocado pela pandemia, dá certa dimensão à tragédia.

A Espanha também figura entre os países com maior número total de mortes: 15.863 até esta sexta-feira. Em seguida, a França já confirmou mais de 12 mil vítimas fatais do novo coronavírus.

A China, primeiro epicentro da nova doença, praticamente estagnou o número de óbitos, com 3.340 mortes registrados até agora. O Brasil é o país do hemisfério sul com mais mortes confirmadas até agora, 957 segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins.