Prefeitura flexibiliza funcionamento de comércio e serviços em Porto Alegre 

Executivo publicou mais um decreto que permite a abertura de serviços relacionados a reparos, assistência técnica e manutenção

Plano de retomada é negociado entre a Prefeitura e as empresas | Foto: Alina Souza/CP
Foto: Alina Souza/CP

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., atualizou as normas de isolamento social e restrições para o comércio na cidade. Em um novo decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (Dopa) desta quinta-feira, estabelecimentos de comércio e serviços relacionados a reparos, assistência técnica e manutenção foram incluídos na relação dos autorizados a funcionar durante o período de distanciamento social.

Com isso, lojas de venda e serviços para aparelhos telefônicos e chips de telefonia móvel, equipamentos de comunicação e de rádio de transmissão-recepção foram autorizadas a funcionar, desde que com equipes reduzidas, restrição no atendimento simultâneo (proporção de um cliente para cada funcionário) e sem formação de filas interna e externa.

O decreto também permite a reabertura de serviços de manutenção e assistência técnica de máquinas, equipamentos, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos de uso doméstico e de equipamentos de informática, redes de internet e computadores. Conserto e fabricação de chaves, serviço de autossocorro com uso de guincho ou reboque e locação de veículos e de geradores de energia também entraram para a lista.

Segundo o prefeito, a atualização visa dar mais segurança jurídica às empresas e garantir o funcionamento de atividades consideradas fundamentais à população ou que deem suporte para manter ativos serviços essenciais da cidade.