Mandetta desconversa sobre áudio entre Onyx e Terra

Ministro da Cidadania e deputado federal especularam saída do titular da Saúde da pasta

Foto: Alan Santos / PR

Conversa captada pela CNN Brasil, nesta quinta-feira, mostra um diálogo entre o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra em que os dois defendem a saída do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do governo. Questionado sobre o vazamento, no fim da tarde, Mandetta evitou comentar: “Só tenho lido notas técnicas sobre o coronavírus”, disse, à revista Veja, antes de completar: “Aqui é lavoro, lavoro, lavoro”, repetiu, citando o que se tornou uma espécie de mantra desde que passou a ter a saída do cargo aventada.

Na conversa registrada pela CNN, Terra critica as medidas de isolamento social defendidas pelo ministro – embasadas em orientações da Organização Mundial da Saúde. Já Onyx comenta que, na visão dele, o governo errou em manter Mandetta após a reunião ministrerial da segunda-feira passada.

“O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele”, fala Onyx em certo momento. Terra, em seguida, comenta a entrevista que Mandetta concedeu, pelas redes sociais do Ministério, depois da reunião, e na qual voltou a enfatizar a defesa da ciência no combate à pandemia. “Ali para mim foi a pá de cal”, completa Onyx.

No fim do áudio, ambos discutem um cenário sem Mandetta no governo e Osmar Terra se dispõe a ajudar: “E não precisa ser ministro, tem mais gente que pode ser”.

No fim de semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, sem citar Mandetta, que pode usar a caneta contra quem “virou estrela” no governo. O dia seguinte acabou marcado por tensão, mas ao fim, o presidente acabou, supostamente, demovido da ideia de demitir o titular da Pasta da Saúde.