Presidente da AL entrega a Leite plano de empresários para regrar reabertura do comércio no RS

Não há prazo para resposta. Decreto veda atuação de serviços considerados não essenciais até o fim de abril

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), entregou, nesta terça-feira, ao governador Eduardo Leite um protocolo de funcionamento para os setores de comércio, serviços e turismo em meio à pandemia de coronavírus, sugerido pela Fecomércio. O objetivo da entidade é orientar os empresários desses segmentos sobre formas de evitar o contágio pela Covid-19, com destaque para a intensificação do uso de máscaras de proteção.

Após receber o ofício, Leite adiantou que as recomendações serão analisadas pela equipe técnica do governo. No entanto, o governador não definiu um prazo imediato para responder à sugestão O último decreto do Executivo determinou a proibição das atividades não essenciais até 15 de abril. Em Porto Alegre, as restrições vão até o fim do mês.

A Fecomércio espera que Leite reavalie a política de fechamento e permita a retomada gradativa das atividades, ainda neste mês. O material esclarece os empresários sobre o vírus e as consequências dele no organismo dos infectados e para o sistema de saúde. Também sugere medidas de prevenção destinadas aos trabalhadores e ao público (veja as principais, abaixo).

“Esperamos retomar as atividades o mais breve possível, dentro do protocolo de segurança que está sendo apresentado, mas quem vai decidir são as autoridades de saúde”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.

O que prevê o guia elaborado pela Fecomércio:

– flexibilizar local e escala de trabalho para reduzir uso de transporte coletivo em horários de pico.

– avaliar a criação de novos turnos para reduzir contato social na empresa e de home-office em dias alternados por equipes.

– reduzir reuniões presenciais e viagens, estimulando reuniões em modo virtual
restringir o acesso ao público externo.

– estabelecer diferentes turnos de refeição e tornar mais rigorosa a limpeza e desinfecção frequente de superfícies de equipamentos e mobiliário.

– em estabelecimentos pequenos, manter apenas uma entrada para os clientes, controlada por um funcionário com máscara, individualizando o atendimento.

– com fila externa, respeitar distância de dois metros entre as pessoas.

– para estabelecimentos comerciais maiores, uma alternativa é estabelecer jornada reduzida de atendimento ao público, entrada regulada de pessoas ao interior, colocação de sinalização no chão informando a distância mínima entre clientes, avisos sonoros (informando as recomendações durante a pandemia, importância de manter o distanciamento no interior do estabelecimento), barreiras físicas entre funcionário e cliente.