Auxílio de R$ 600 vai estar “intacto” para trabalhador no cheque especial, garante Onyx

Ministro da Cidadania informou que parceria com a Febraban vai permitir que o montante seja utilizado conforme o interesse do beneficiário

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Divulgação / CP

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, garantiu, nesta terça-feira, que o benefício de R$ 600 destinado a trabalhadores informais, autônomos e Microempreendedores Individuais atingidos pela crise resultante da pandemia de coronavírus vai ficar “intacto” na conta dos profissionais, mesmo que eles estejam no cheque-especial.

“Intacto para o consumo do que for de interesse do cidadão. As pessoas podem receber com segurança para que elas possam usar esses recursos na emergência”, afirmou.

De acordo com Onyx, uma parceria entre o governo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) permite que o dinheiro seja absorvido pelas instituições, caso o correntista tenha se endividado.

Aplicativo

O aplicativo “CAIXA | Auxílio Emergencial” já pode ser baixado em lojas virtuais do Google e da Apple, mesmo se a pessoa não tiver crédito no celular.

Também há um site para solicitar o auxílio emergencial. Para completar, há uma central telefônica para tirar dúvidas, que atende pelo telefone 111.

Se o trabalhador não tiver acesso à internet, computador ou celular, a última recomendação é ir até uma casa lotérica ou agência da Caixa para dar entrada e pedir o benefício.