Nagelstein pede desculpas por vídeo encenando morte por coronavírus

Vereador de Porto Alegre Valter Nagelstein (PSD) aparece, ao lado de familiares, reproduzindo o meme de um velório típico de Gana, com passos de dança.

Valter Nagelstein deixou MDB para concorrer à Prefeitura de Porto Alegre pelo PSD | Foto: Reprodução/WhatsApp
Valter Nagelstein deixou MDB para concorrer à Prefeitura de Porto Alegre pelo PSD | Foto: Reprodução/WhatsApp

O vereador de Porto Alegre Valter Nagelstein divulgou uma nota pedindo desculpas pelo vídeo no qual aparece ironizando o funeral de uma vítima de coronavírus. Na encenação, o pré-candidato do PSD à Prefeitura da Capital tira do rosto uma máscara cirúrgica e simula espirrar sobre uma mulher, que acaba “morrendo”. Em seguida, o parlamentar e seus familiares reproduzem o meme de um velório típico de Gana, onde a cerimônia fúnebre é embalada por passos de dança.

Nagelstein diz que o vídeo foi uma “infeliz brincadeira familiar” que acabou compartilhada em grupos de WhatsApp. “Nele fazemos uma paródia aos funerais africanos que viralizaram na internet ultimamente, e os riscos de andar na rua nestes dias de contágio. Mal compreendido, nosso meme gerou indignação e eu compreendo”, explicou o vereador em nota.

Nagelstein prossegue, reforçando o pedido de desculpas. “Lamentamos que o vídeo tenha tido compreensão diferente da que tivemos e novamente nos desculpamos”, escreveu. Também nas redes sociais, o ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre responsabilizou um militante do Partido dos Trabalhadores pelo compartilhamento do vídeo – o que não foi confirmado.

O parlamentar, que deixou o MDB na última janela partidária, também publicou um vídeo no Twitter explicando o ocorrido: