Apesar de decreto estadual, parte das universidades gaúchas ainda não formaliza quarentena até fim de abril

Algumas já aderiram a calendário; outras mantêm atendimento online, sem especificar data de retorno

As universidades gaúchas ainda divergem sobre o retorno às atividades presenciais em função do novo coronavírus. A situação ocorre mesmo depois do decreto estadual que determina a suspensão das aulas, em todos os níveis de ensino,  até 30 de abril.

Algumas instituições já aderiram ao novo calendário. Outras mantêm o atendimento online, sem especificarem data de retorno.

Universidades Públicas

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) já anunciaram a suspensão das aulas até o dia 30.

A Federal de Santa Maria (UFSM) publicou, no dia 17, a suspensão das aulas por 30 dias, prazo esse que pode ser prorrogado. Já na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), as aulas foram suspensas em 16 de março por, no mínimo, 60 dias. A reitoria informou que a retomada das atividades deve ser notificada com 15 dias de antecedência.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) não publicaram, nas páginas oficiais, a data prevista para o retorno às atividades.

Universidades Privadas

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) decidiu pela suspensão das aulas presenciais até 19 de abril.

Já a Feevale emitiu novo comunicado, após o decreto estadual, estendendo a migração das atividades presenciais para as plataformas online até 30 de abril. A Universidade do Vale do Taquari (Univates) também vai manter as aulas suspensas até o fim de abril.

A UniRitter destacou que a data de retorno ainda vai ser informada, futuramente.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Centro Universitário Metodista (Ipa), Unilasalle, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) não apontaram previsão de data, nas páginas oficiais, até a manhã deste sábado.