Autorizada abertura de setores que receberão mais 105 leitos de UTI no Hospital de Clínicas

Espaços devem ser usados para atendimentos a pacientes durante a pandemia de coronavírus

Centro de referência no combate ao coronavírus em Porto Alegre, Hospital de Clínicas é um dos que oferece leitos de UTI na cidade | Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas
Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas

O prefeito Nelson Marchezan Jr. determinou, nesta sexta-feira, a emissão de uma autorização precária de habitação, equivalente a um “habite-se provisório”, para as áreas recém-construídas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo é garantir que esses espaços, relativos aos blocos B e C da instituição, possam ser utilizados no acolhimento de pacientes a curto prazo, sobretudo diante da pandemia de coronavírus. Os dois blocos podem abrigar até 105 novos leitos de UTI.

Hoje, a Prefeitura e o Clínicas também assinaram um aditivo, com uma série de compromissos assumidos pela casa de saúde, que devem ser cumpridos quando a crise do coronavírus chegar ao fim.

Além disso, o HCPA apresentou uma declaração, assinada por um responsável técnico, de que a obra seguiu o projeto aprovado que havia sido aprovado pelo Município.

“Neste momento, a nossa prioridade é viabilizar o uso desses espaços para ampliar rapidamente a oferta de leitos. Não temos ainda a necessidade de construir hospitais de campanha, justamente porque existem espaços como esse, do Clínicas, que nos permitem disponibilizar leitos em ambiente hospitalar, onde o atendimento certamente é mais qualificado”, explica Marchezan.

Com a pandemia, a prefeitura entendeu que era necessário regularizar, ao menos, os espaços utilizados para o atendimento hospitalar.