Porto Alegre vacinou, até as 17h de hoje, quase 160 mil pessoas de mais de 60 anos contra a gripe. A campanha, que envolveu farmácias da rede privada, drive thrus, busca ativa a pessoas acamadas e postos de saúde, começou na quarta-feira retrasada. O número de doses aplicadas mostra que as ações já bateram 83% da meta para esse público.
A maioria dos locais esgotou as doses, que devem ser repostas na semana que vem pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). No fim da tarde desta quinta, só sete unidades de saúde ainda possuíam estoques. Das farmácias, nenhuma conta com as doses no momento. A recomendação é que os idosos que ainda não se vacinaram aguardem a chegada de mais uma remessa, evitando o deslocamento em meio à pandemia de coronavírus.
Em Porto Alegre, a meta é imunizar 191,7 mil idosos, até 22 de maio. A primeira fase da campanha também visa imunizar 74,1 mil profissionais da saúde. Até agora, 53.361 se protegeram.
A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelas gripes A e B, desafogando leitos de UTI.
Vacinação em casa
Idosos com mais de 80 anos com vínculo na rede de saúde municipal começaram a ser contatados pela SMS para agendar a vacinação em casa. Aqueles sem vínculo com o SUS, podem solicitar o agendamento preenchendo, aqui, um formulário.