Os hospitais de Clínicas e Conceição deixaram hoje de atender pacientes com sintomas leves de síndrome gripal em Porto Alegre. Em um acordo firmado com a Secretaria Municipal da Saúde, os locais vão assumir, exclusivamente, o atendimento de casos de alta complexidade e estado crítico de saúde, e a internação de pacientes graves.
Pessoas com sintomas leves devem procurar, preferencialmente, as unidades básicas de saúde. Parte delas atende com turno estendido. Fora do horário de funcionamento das UBSs, a indicação é de busca pelas unidades de Pronto-Atendimento da cidade para o primeiro atendimento.
O diretor da Assistência Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca, lembra que os hospitais de Pronto Socorro e Cristo Redentor não atendem pacientes com sintoma gripal.
O GHC mantém uma tenda na avenida Francisco Trein, 326, no bairro Cristo Redentor. A Central de Triagem oferece atendimento diário, das 8h às 22h, a pacientes suspeitos de coronavírus, para avaliação de risco.
Tendas também foram instaladas do lado externo dos Prontos-Atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul. Nesses três locais, o atendimento prestado nas estruturas externas correspondeu a 30% de toda a demanda dos serviços, entre 24 e 30 de março.