Susepe descarta que preso idoso em Bagé esteja com coronavírus 

Hipertenso e doente pulmonar, preso recebeu atendimento hospital antes de ser levado a regime domiciliar por precaução

Foto: Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) negou, nesta quarta-feira, que haja um segundo caso de Covid-19 em Bagé, na Campanha. A autarquia esclareceu que um apenado de 67 anos, que cumpria pena em regime fechado no Presídio Regional, testou negativo para o novo coronavírus.

De acordo com a Susepe, ele é portador de doença pulmonar e hipertensão. O apenado, que teve diagnosticado um nódulo nos pulmões, deu entrada na Santa Casa do município, em 14 de março. Na quinta passada, ele recebeu alta, seguindo direto à prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico. A medida é preventiva em função do risco de exposição ao vírus em ambiente hospital.

Caso confirmado

O Rio Grande do Sul registra, em Bagé, o único caso confirmado de coronavírus entre os apenados gaúchos. De acordo com o sindicato dos agentes penitenciários, cinco servidores que tiveram contato com o homem foram afastados como medida de precaução.

De acordo com o presidente da entidade, Saulo Felipe, o detento não contraiu a doença dentro da cadeia. Levado a uma delegacia, inicialmente, ele precisou realizar um procedimento médico na Santa Casa, onde, supostamente, se infectou. O apenado permanece isolado, em prisão domiciliar.

Prevenção

A Susepe garante que todos os 152 estabelecimentos prisionais gaúchos adotaram medidas sanitárias de prevenção estabelecidas em nota técnica com orientações para a prevenção e o contágio pelo novo coronavírus.

Eventuais casos de suspeita de contaminação serão encaminhados a isolamento, sendo reforçados os procedimentos de higienização pessoal e limpeza regular das unidades.