Justiça reverte decisão e mantém preso ex-assaltante de bancos Papagaio

Juiz de Bento Gonçalves havia autorizado prisão domiciliar pelo fato de o apenado integrar grupo de risco para a Covid-19

Foto: Polícia Militar do Paraná / Divulgação

O ex-assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, vai seguir detido, em regime fechado, na penitenciária em que cumpre pena, em Piraquara, no Paraná. A decisão é da 2ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Porto Alegre. O juiz Sidnei Brzuska levou em conta o fato de o apenado ter sido condenado a mais de 50 anos de prisão.

Na semana passada, o juiz Vancarlo André Anacleto, da 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves, concedeu a Papagaio o direito de prisão domiciliar. Na Comarca da cidade serrana, o detento responde a um processo ainda em fase de instrução. O magistrado considerou que Papagaio se enquadra em um dos grupos de risco para o novo coronavírus, em função de doenças respiratórias, conforme apontou a Justiça do Paraná.

Relembre

Desde a captura, em setembro de 2018, Papagaio cumpre pena no Paraná. Considerado, na década de 90, o maior assaltante de banco do Rio Grande do Sul, ele se tornou conhecido pelas seis vezes em que fugiu do sistema carcerário. Em 1999, também se tornou o primeiro apenado a escapar da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), controlada pela Brigada Militar.

A prisão mais recente ocorreu em Agudos do Sul, no interior paranaense. Papagaio e mais três pessoas foram detidas em uma chácara no bairro Leão. No local, a Polícia apreendeu quatro fuzis. Em uma mochila, o grupo escondia explosivos que eram utilizados para os ataques a banco.