Covid-19: Lula critica postura de Bolsonaro e cobra chegada de dinheiro aos pobres

Ex-presidente reforçou pedido para população fique isolada e reconheceu que impeachment precisa de prova de crime de responsabilidade

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira, a conduta adotada pelo Palácio do Planalto durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no país. De acordo com o petista, Jair Bolsonaro não vem orientando a população a tomar as medidas corretas de prevenção à doença. Além disso, o ex-presidente disse considerar que as políticas executadas pela atual administração estejam favorecendo os ricos, em detrimento aos pobres.

“O presidente utiliza não sei quanto tempo na TV e não dá uma orientação para as pessoas. As únicas medidas concretas do governo foram para (beneficiar) os banqueiros… Enquanto isso, o povo espera chegar os R$ 600 que eles agora prometem para 16 de abril. O Bolsonaro só ‘tá’ preocupado em manter os fanáticos dele. Não ‘tá’ preocupado em orientar o povo”, disparou.

Por mais de uma hora, o ex-presidente atendeu, em entrevista coletiva online, a “mídia alternativa”. Ao reconhecer que o novo coronavírus é um inimigo imbatível, Lula reforçou coro para que a população permaneça em isolamento. “O único jeito é ficar dentro de casa. Vamos gastar o que tiver de gastar para salvar o povo, depois a gente senta para ver como resolver”, disse.

O petista ainda elogiou a posição tomada pelos prefeitos e governadores. “A gente tem que reconhecer que quem ‘tá’ fazendo o trabalho mais sério nessa crise são os governadores e os prefeitos. Estou convencido de que o Bolsonaro, ou ele muda, ou não tem condição de continuar”, frisou.

Lula também disse considerar que Bolsonaro seja “o grande problema” atual do Brasil, mas reiterou que um pedido de impeachment contra o presidente só pode ser levado adiante caso se comprove um crime de responsabilidade.