Coronavírus: Casa Branca prevê mínimo de 100 mil mortes nos EUA

Presidente Donald Trump voltou a defender distanciamento social

Presidente dos EUA, Donald Trump usou o Twitter para se manifestar | Foto: Jim Bourg/Reprodução/ABr
Foto: Jim Bourg / Reprodução/ABr

No dia em que os EUA superaram o número de mortos da China, a Casa Branca anunciou que o país precisa se preparar para ter entre 100 mil e 200 mil mortes pelo novo coronavírus. O presidente Donald Trump pediu que os americanos se atenham às políticas de distanciamento social e previu “duas semanas dramáticas” pela frente. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

“A pergunta é o que aconteceria se não fizéssemos nada? O número de mortos subiria a 1,5 milhão ou 2,2 milhões. Teríamos pessoas morrendo em lobbies de hotel, nos aeroportos. Isso não poderia continuar”, disse Trump. “Serão duas semanas muito dolorosas. Quando você olha o tipo de morte que tem sido causada por esse inimigo invisível, é incrível”, reconheceu.

O presidente disse que é “absolutamente crítico” que todos os americanos sigam as restrições de circulação pelos próximos 30 dias. “É uma questão de vida ou morte”, afirmou. Os gráficos mostrados pela Casa Branca sugerem que, em algum momento, o número de mortes deva começar a desacelerar, embora o país possa continuar contado corpos até junho.

O estudo, da University of Washington, leva em conta os dados de outros países, como a Itália. O número de mortos nos EUA superou nessa terça o da China, onde a pandemia começou.

Autoridades americanas já registraram mais de 180 mil casos e 3,6 mil óbitos – pela primeira vez, o número de vítimas ultrapassou também a quantidade de mortos nos atentados do 11 de Setembro. A China teve 3,3 mil mortos e cerca de 81 mil casos – embora cada vez mais esse número pareça irreal.

Estimativa

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e médico que comanda a força-tarefa da Casa Branca contra a pandemia, disse ontem que os casos continuarão subindo, o que não permite que os americanos relaxem o confinamento. “As orientações dos últimos 15 dias tiveram efeito, apesar de ser difícil quantificar. Agora, não é hora de tirar o pé do acelerador, mas apertar mais”, afirmou Fauci.

Ajuda

O epicentro da disseminação do vírus nos EUA ainda é o estado de Nova York, que concentra quase metade das confirmações. A cidade de Nova York recebe reforço para expandir a rede hospitalar, após alerta de médicos e autoridades locais de que não vai haver leitos e respiradores suficientes para o tratamento de todos os pacientes.

O primeiro caso de coronavírus no país se confirmou em 20 de janeiro e a primeira morte, cerca de um mês depois. Só em março os Estados Unidos começaram a adotar medidas mais drásticas para conscientizar a população e estabelecer diretrizes de distanciamento social. As orientações federais vieram somente a partir do dia 16, depois de Trump ter perdido muito tempo minimizando a gravidade da pandemia.

Atualmente, três em cada quatro americanos vivem em locais onde há algum tipo de quarentena. É o caso da capital, Washington, onde a multa para quem descumprir o estabelecido pela Prefeitura é de até US$ 5 mil (cerca de R$ 25 mil) e até 90 dias de prisão.