Associadas da UNICA doam 250 mil litros de álcool 70 ao SUS

A nova cota já está em vigor e tem validade de 12 meses. Elza Fiúza/Agência Brasil

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), por meio de suas associadas, vai doar 250 mil litros de álcool 70 líquido para a rede pública de saúde do estado de São Paulo conter o coronavírus. A ação integra a operação que envolve seis estados, num total de 1 milhão de litros entregues às Secretarias Estaduais de Saúde de São Paulo, Rio de Janeiro,Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

São Paulo terá uma distribuição diferente do que vem sendo realizado nos outros estados. Além da produção, a UNICA será responsável pelo envase da solução em galões de 250 litros e bombonas de 20 e 5 litros, já utilizáveis pelos serviços de saúde. Para isso, serão montadas linhas de envase em cinco pontos, em um trabalho voluntário e sem custos para os cofres públicos.

Os recipientes serão direcionados às 16 regiões administrativas em uma divisão que leva em consideração o número de habitantes,com entrega em centrais do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo notificará as prefeituras de cada regional sobre os respectivos volumes e a disponibilidade para retirada.

Os parceiros voluntários são essenciais nesse processo. Além do envase realizado nas usinas, a Laticrete Solepoxy, situada em Sumaré, está acondicionando mais de 10 mil litros de álcool 70 por dia; o Sistema Coca-Cola Brasil, através da Coca-Cola FEMSA Brasil, fará a logística até as 16 regionais; a IHARA, a UNIPAC (Grupo Jacto) e a Braskem doaram bombonas; a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) ajudará com o deslocamento da carga em veículos próprios, e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) contribuirá com o óleo diesel que será usado.

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA, apoiar uma iniciativa dessa proporção em um momento tão sensível quanto o que estamos passando, reforça nosso compromisso social. Estamos vivendo uma situação que demanda esforços coletivos, por isso nos unimos em uma parceria que permite contemplar um número maior de pessoas”, afirma o diretor geral, Ian Craig.

“Estamos em um momento que exige colaboração para vencer a batalha contra o coronavírus. O setor sucroenergético e inúmeras empresas estão mobilizadas para contribuir com a segurança de todos os que recorrem ao SUS”, finalizou Gussi. Esse volume soma-se a doações que inúmeras usinas fizeram localmente para municípios do entrono das unidades.

“Em momentos como esse, precisamos unir forças e de forma colaborativa apoiar a sociedade na superação deste desafio”, destaca Gonçalves, presidente da IHARA.