Acordo vai permitir que 500 argentinos, por dia, cruzem fronteira de Uruguaiana

Apenas cidadãos do pais e com residência comprovada poderão ingressar

Foto: Rose Nunes / Divulgação CP

Um acordo firmado hoje vai permitir a reabertura gradual da fronteira com a Argentina, no Rio Grande do Sul. O Consulado da República Argentina informou que 500 pessoas por dia poderão atravessar o limite entre Paso de los Libres e Uruguaiana, a partir desta quinta. As restrições foram impostas pelo presidente argentino, Alberto Fernandez, em função da pandemia de coronavírus.

A fronteira vai ficar aberta entre 8h e 16h, respeitando o limite de 500 transeuntes. Poderão ingressar em solo argentino apenas cidadãos do país e estrangeiros que comprovem residência.

O acerto resultou de negociações intermediadas pelo governador gaúcho Eduardo Leite, a secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, o deputado estadual Frederico Antunes e o prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello.

A ideia é priorizar e beneficiar as comunidades fronteiriças, que haviam ficado privadas do contato com parentes desde que o governo argentino fechou as fronteiras, a fim de evitar o contágio.