RS vai ter sol entre nuvens e chance de chuva nesta quarta

Alguns pontos podem ter temporais, enquanto frente fria avança

Mesmo com alta no nível do Guaíba, não há risco de enchente | Foto: Brayan Martins/PMPA/Divulgação CP
Mesmo com alta no nível do Guaíba, não há risco de enchente | Foto: Brayan Martins/PMPA/Divulgação CP

O sol aparece com nuvens, nesta quarta-feira, na maior parte do Rio Grande do Sul. Devem ser registrados, contudo, períodos de maior nebulosidade, em diferentes regiões. Há previsão de chuva e garoa isolada no território gaúcho.

No fim do dia, frente fria entra pelo Oeste e o Sul, com chuva e risco de temporal. O dia vai ser abafado, com calor durante a tarde. O vento se intensifica ao longo da quarta-feira e pode soprar moderado, com rajadas ocasionais, especialmente da tarde para a noite, em consequência da queda da pressão atmosférica.

As mínimas caem a 15°C em São José dos Ausentes e a 19°C em Passo Fundo. Já as máximas podem chegar a 33°C em Uruguaiana e a 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 21°C e 32°C.

Estiagem

Não apenas o Rio Grande do Sul enfrenta estiagem. Uruguai, províncias do Nordeste da Argentina, e os estados de Santa Catarina e do Paraná também sofrem com a escassez de precipitações mais abundantes.

A seca é considerada histórica em Iguaçu. A vazão nas cataratas, de acordo com a administração do parque no setor argentino, que é de 1,3 mil a 1,5 mil metros cúbicos por segundo, caiu, no último domingo, para 289 metros cúbicos por segundo.

Na Grande Porto Alegre, o nível do rio do Sinos em Novo Hamburgo é o menor desde 1998 e os órgãos municipais advertem que a situação é “crítica”.

A chuva que vai afetar o Rio Grande do Sul entre amanhã e sexta, por conta da formação de um ciclone e a passagem de frente fria, deve trazer alívio em algumas áreas, mas não de forma generalizada.