Prefeitura de Porto Alegre passa a cobrar relatórios diários de hospitais e laboratórios sobre a Covid-19

Comunicado deve ser feito até as 10h do dia seguinte

coronavírus
Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A partir de agora, hospitais e laboratórios públicos e privados devem informar, diariamente, à Prefeitura de Porto Alegre, o número de pessoas com testagem positiva e de pacientes internados com o novo coronavírus. O comunicado deve ser feito até as 10h do dia seguinte. Dados como tipo de leito e desfecho de cada caso também devem constar no boletim. A determinação consta no decreto 20.532, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. e publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (Dopa), nessa segunda-feira.

Os hospitais devem encaminhar, também, um relatório semanal com informações sobre estoque, consumo e programação de compras de uma série de equipamentos de proteção individual para atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Entre eles, máscaras, macacões, óculos e toucas de proteção, além de gel antisséptico para mãos.

A Prefeitura prepara uma plataforma eletrônica específica para monitorar o estoque desses materiais com o objetivo de dar suporte e manter subsidiada toda a rede hospitalar de Porto Alegre.

As medidas do decreto valem para todos laboratórios e hospitais que fazem testes para a Covid-19 na cidade. Entre os hospitais filantrópicos de Porto Alegre, 16 oferecem atendimento pelo SUS.