Marco Aurélio encaminha notícia-crime à PGR pedindo afastamento de Bolsonaro

Na condição de relator de ação protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), ministro do STF vai aguardar posicionamento para definir andamento da questão

Ministro do STF, Marco Aurélio Mello. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR), uma notícia-crime que pede o afastamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Na condição de relator da ação, protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), Mello vai aguardar o parecer do procurador-geral, Augusto Aras, para definir o andamento da questão.

Caso a notícia-crime seja aceita pelo Supremo, o presidente pode ser afastado por até 180 dias e, caso instaurado procedimento de impeachment posterior, no Congresso, retirado do cargo.

Marco Aurélio decidiu não arquivar diretamente a questão e, por isso, a PGR deve se manifestar. Na notícia-crime, o deputado petista alega um histórico recente de “reiteradas e irresponsáveis declarações” de Bolsonaro sobre a Covid-19, ignorando a gravidade da pandemia de coronavírus. Ele também cita as aparições públicas do mandatário enquanto a recomendação é de isolamento social.

“Para que a conduta irresponsável, tenebrosa e criminosa perpetrada pela maior autoridade pública Nacional, em seus pronunciamentos, não continue a colocar em risco a saúde de todos os cidadãos brasileiros”, cita a petição assinada por cinco advogados – Joelson Dias, Thyago B. S. Mendes, Camila Carolina Damasceno Santana, Sarah Campos e Luísa Santos Paulo.