A Secretaria da Saúde recebe, nesta terça-feira, mais 405 mil máscaras de proteção para profissionais de saúde que fazem a linha de frente do atendimento a pacientes com a Covid-19. Somadas às já entregues pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia coronavírus, o Rio Grande do Sul totaliza o recebimento de 710 mil unidades.
Essas máscaras vêm acompanhadas de mais 91 mil luvas de procedimento látex, fechando um total de 633 mil unidades. Já um lote de 2,8 mil completa o total de 40,6 mil aventais de manga longa (tamanho único) enviados pelo ministério.
Outros equipamentos de proteção individual (EPIs), como sapatilhas descartáveis, óculos de proteção transparentes em policarbonato e álcool gel para pele e superfícies, também fazem parte do carregamento, a ser destinado às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). As regionais fazem a entrega aos municípios, responsáveis pelos prestadores de serviços de saúde.
Álcool doado
O governo gaúcho também vai distribuir, a partir de quarta-feira, 70 mil litros de álcool líquido a municípios e hospitais gaúchos, a fim de auxiliar a proteger os profissionais de saúde. A previsão é de que mais 70 mil litros sejam distribuídos ao longo do mês de abril.
O álcool é uma doação ao governo. As embalagens foram envasadas pela Biriba Indústria de Bebidas, de Pelotas, pela Camera, empresa de óleo de soja de Santa Rosa.