Famurs recomenda manutenção do isolamento social nos municípios gaúchos

Entidade ressalta que flexibilizar as medidas restritivas de circulação é uma "temeridade"

Prédio da Famurs. Foto: Divulgação Coletiva.net

Em nota divulgada na manhã deste domingo, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reiterou seu posicionamento pela manutenção do isolamento social para evitar a disseminação do Coronavírus, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A recomendação da entidade se alinha à manifestação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A entidade, que representa os 497 municípios gaúchos, ressalta que flexibilizar as medidas restritivas de circulação, como liberação das atividades de comércio e retorno às aulas, é uma “temeridade”. “Abrandar o isolamento social, neste momento, pode representar uma expansão acelerada do contágio, assim como pode, inevitavelmente, sobrecarregar o sistema de saúde pública de todo Brasil, ainda insuficiente para atender um surto da pandemia”.

A Famurs salienta que mais de 90% dos municípios gaúchos ainda aguardam a chegada dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e aparelhos hospitalares, como respiradores mecânicos, essenciais no tratamento do vírus. Por fim, a entidade recomenda às prefeituras a continuidade das medidas adotadas, mantendo a vigência dos decretos de emergência e calamidade.