O Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre vai retomar, na segunda-feira, os atendimentos eletivos de consultas e cirurgias. De acordo com Júlio de Matos, diretor-geral da instituição, serão contemplados pacientes que não podem aguardar o fim da pandemia de Coronavírus.
Segundo o gestor, será aberta uma agenda com oferta integral para alguns casos. São eles: oncologia, transplantes, cardiologia, pré-natal, traumatologia, pneumologia e pós-operatório. Demais especialidades terão agendas parciais.
A triagem de acesso aos serviços será ampliada, assim como o espaçamento de horários nos atendimentos. Não é permitida aglomeração de pessoas e os médicos deverão seguir normas de proteção aos pacientes e demais profissionais da saúde.
Conforme Matos, a situação é um desafio e muitos pacientes não podem aguardar: “as filas nas centrais de agendamento dos gestores do SUS estão crescendo”. Além disso, ele pontua que os médicos estão preocupados com pacientes que estavam realizando tratamentos, necessitando de revisões e outros procedimentos que estavam definidos anteriormente e haviam sido suspensos.