Só 15 farmácias de Porto Alegre ainda dispõem da vacina da gripe; 110 mil idosos se protegeram

Segundo lote de doses é esperado para o início da semana

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

Mais de 132 mil pessoas, entre idosos e trabalhadores de Saúde, já se vacinaram contra a gripe em Porto Alegre. Entre o público de mais de 60 anos, a campanha começou na manhã de quarta-feira. Foram 110 mil doses aplicadas, o que bate 57% da meta. Não há mais vacina nos postos de saúde. No fim da tarde, só 15 farmácias da rede Agafarma tinham estoques disponíveis. O atendimento, nessas lojas, fica suspenso no fim de semana, e só deve ser retomado na segunda-feira.

Veja aqui onde ainda há doses

A meta é proteger pelo menos 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde até o fim da campanha, em 22 de maio. A vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus das gripes A e B, permitindo desafogar leitos de UTI.

Para os idosos que ainda não se imunizaram, a recomendação é que aguardem a chegada de novas doses. Isso evita deslocamentos desnecessários em meio ao risco de contágio pelo coronavírus. A SMS espera que o segundo lote de vacinas, remetido pelo Ministério da Saúde, chegue a Porto Alegre entre segunda e terça-feira.

Campanha prossegue até maio

Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos-alvo da campanha.

Em 2018, foram vacinadas 561.049 pessoas dos grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e público em geral em Porto Alegre. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra a gripe.

A imunização precisa ser feita, todos os anos, porque as cepas da vacina diferem de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.