Porto Alegre amplia para 37% restrição nas tabelas de ônibus

Baixo número de passageiros preocupa empresas do setor

Foto: Alina Souza / CP

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre decidiu reduzir ainda mais os horários de circulação das linhas de ônibus, embora a queda da demanda já chegue a 80%. Nesta sexta-feira, as linhas passaram a circular com uma redução média de 37% em relação à operação habitual. Ontem, o corte ainda era de 30%. “Estamos vivendo um dia de cada vez e fazendo uma análise diária da situação”, afirmou o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello.

Após o início das restrições de circulação a pessoas, impostas pelo município na tentativa de conter o contágio do coronavírus, o número de passageiros transportados vem reduzindo diariamente. A queda na procura pelo serviço chegou a 80%, na terça-feira. “Estamos acompanhando países ao redor do mundo e nenhum deles suspendeu totalmente os seus serviços de transporte público. É ele que transporta todos os outros serviços e profissionais essenciais até seus locais de trabalho. Não podemos parar”, ressaltou Tortoriello.

A Prefeitura também sustenta que o enxugamento da tabela resulta da necessidade de adequação à demanda, mas que seguem sendo atendidas todas as regiões. Outros ajustes diários ainda serão realizados para garantir o total deslocamento da população.

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) relatou à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dificuldades para montar a escala em razão da falta de profissionais, já que muitos foram afastados por fazerem parte do grupo de risco. A baixa procura preocupa o setor, que já relatou dificuldades para fechar a folha salarial de março.

Todas as orientações anteriores ainda seguem em vigor, ou seja, não é permitido o transporte de passageiros em pé no transporte coletivo. Nesse sentido, os veículos não podem parar nos pontos quando a capacidade de bancos estiver esgotada.

Para mais informações sobre restrições de uso dos coletivos, isenção da passagem e benefícios específicos, acesse o site da EPTC.