Santa Catarina registra a primeira morte pelo novo coronavírus

Informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés

Foto: Fiocruz / Divulgação / CP

O estado de Santa Catarina confirmou nessa quarta-feira a primeira morte causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés que, através do Twitter, detalhou o óbito. Trata-se de um idoso de 86 anos, que morreu na cidade de São José.

Nessa quarta-feira, o Ministério da Saúde, até o período da tarde, havia contabilizado mais de 2,4 mil casos confirmados de infecção em todo o Brasil. Todas as unidades da federação registraram casos.

Conferência define manutenção de isolamento 

Em reunião virtual sem a participação do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), governadores reiteram, nessa quarta-feira, os procedimentos de isolamento adotados para conter a pandemia do novo coronavírus. A manutenção das medidas recomendadas por epidemiologistas foi uma das tônicas da videoconferência, e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), foi o único que relativizou as medidas restritivas.

Outro ponto unânime foi o pedido para que Maia agilize a aprovação do Plano Mansueto – plano de equilíbrio fiscal enviado ao Congresso em junho de 2019 – para que ter condições fiscais de atender algumas cadeias produtivas. Além disso, os governadores de Roraima e Tocantins pediram apoio da Funai em relação às comunidades indígenas de seus Estados.

A reunião foi mediada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), apesar do coordenador do Fórum de Governadores ser o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha.