Para comandante militar do Sul, combater o Coronavírus é a missão mais importante dos últimos anos

Para General, o país atravessa uma guerra

Para o comandante militar do Sul, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, o Brasil atravessa uma guerra de combate ao Coronavírus. Em entrevista ao programa Bom Dia, na manhã desta quinta-feira, ele apontou que essa é a missão mais importante dos últimos anos.

Um dos trabalhos de destaque para o General é o de controle das fronteiras. “Estamos trabalhando com o Coronavírus desde o Carnaval, com muito planejamento. Tudo foi ativado em conjunto com a Força Aérea, Marinha e Exército. As fronteiras com Uruguai, Paraguai e Argentina estão fechadas. Estamos apoiando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na migração e a Receita Federal no trânsito de mercadorias. Algumas situações estão liberadas, o que está restrito é o trânsito de estrangeiros entrando no país. Os outros países estão fazendo a mesma coisa”.

O comandante militar do Sul aponta que a força de trabalho do Exército vai ser ampliada em mil homens, já que os que dariam baixa em 31 de março vão continuar. Miotto ressalta o apoio nos centros de triagens das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais nos três estados do Sul. “Estamos preparados para auxiliar na triagem e, assim, liberar a força de trabalho dentro dos hospitais”.

Sobre os hospitais de campanha, o comandante militar do Sul destacou que quem define os locais é o governo do Estado. “Vamos equilibrar onde for necessário para não exaurir os meios, seja aqui, em Santa Catarina ou no Paraná”.  Os médicos que prestam serviço militar obrigatório devem ser liberados para atuar no sistema de saúde civil. Segundo o General, ”nosso sistema de saúde não é tão volumoso, mas temos dois hospitais de campanha para entregar onde for necessário”.