EPTC pode manter bloqueio da Beira-Rio para recreação, no fim de semana, mesmo com coronavírus

Medida gera estranheza, já que orientação é para que as pessoas fiquem em casa

Foto: Guilherme Almeida/CP

O trecho revitalizado da orla do Guaíba, um dos locais mais frequentados de Porto Alegre, se manteve praticamente deserto, durante a semana, em função do risco de contágio em meio à pandemia de Covid-19. Mas depois de gerar estranheza, no fim de semana passado, a decisão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de manter a avenida Beira-Rio fechada para recreação, no trecho entre a Usina do Gasômetro e as proximidades da escola Imperadores do Samba, pode voltar a se repetir.

Durante o bloqueio, quem segue de carro em direção à zona Sul precisa utilizar um desvio pelas avenidas Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Aureliano de Figueiredo Pinto e Borges de Medeiros, junto à sede IPE. Condutores ouvidos pelo Correio do Povo dizem não ver sentido no fechamento, já que a orientação é para que as pessoas não saiam à rua sem necessidade. No domingo passado, a circulação de veículos caiu 60% em comparação com o anterior.

Hoje, a Prefeitura de Porto Alegre informou que, até o momento, não há definição sobre a liberação para a circulação de veículos na orla. Ainda assim, a orientação, conforme o Executivo, é para que as pessoas fiquem em casa – estando a Beira-Rio aberta ou fechada.