Coronavírus: Sindisaúde-RS protesta no GHC por falta de equipamentos

Ato visa alertar a população para falta de equipamento para os servidores que estão "na linha de frente"

Foto: Reprodução/Sindisaúde

A direção do Sindisaúde-RS realiza nesta quinta-feira protesto em frente ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na zona Norte de Porto Alegre, para denunciar a falta de equipamentos de segurança dos trabalhadores no momento de pandemia do coronavírus. O ato, promovido por poucas pessoas justamente para não ocorrer aglomeração, visa alertar a população para a falta de equipamento aos servidores que estão “na linha de frente”, como, por exemplo: recepcionistas, seguranças e trabalhadores da saúde.

A manifestação teve início às 11h e deve seguir até as 14h em frente à unidade hospitalar. Segundo o diretor do sindicato, Júlio Jesien, a entidade seguirá denunciando a falta de cuidados que as instituições estão tendo em meio à pandemia da covid-19.

Em nota, o diretor-técnico do GHC, Francisco Zancan Paz, disse que “a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) segue rigorosamente os protocolos oficiais, estando nossos estoques em condições para atender a demanda. Face a situação atual, as providências de renovação de estoque estão sendo tomadas junto aos fornecedores e Ministério da Saúde. O diretor afirmou ainda que “há a preocupação de se evitar o uso desnecessário”.

Na última terça-feira, trabalhadores da área da saúde realizaram ato em frente ao Palácio Piratini. Vestindo macacões brancos, luvas e máscaras, sete pessoas levaram placas e cartazes pedindo diálogo com o governo para melhorar as condições de trabalho em meio à pandemia do coronavírus. Conforme os sindicalistas, os trabalhadores da saúde não vêm recebendo equipamento de proteção individual suficiente. “Nós estamos recebendo denúncias dos trabalhadores de falta de equipamento, falta de álcool gel, aonde deixar os filhos e como fazer pra não levar o vírus para casa”, ressaltou Jesien.