Com procura histórica, vacina da gripe esgotou em mais 90 postos de saúde da Capital

Mais de 60 mil doses foram aplicadas no primeiro dia da campanha

vacina da gripe
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe registrou uma procura histórica em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 60 mil doses foram aplicadas. A campanha abriu oficialmente nessa quarta-feira focada no público idoso.

Nos postos de saúde da Capital, 95 não contam mais com a vacina. As farmácias, em parceria com a Prefeitura para evitar aglomerações, seguem imunizando nesta quinta-feira. Também foram disponibilizados drive thrus, para que os idosos não precisem sair do carro. No entanto, apenas o da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia segue com vacinas no dia de hoje. As doses devem ser repostas na semana que vem.

A SMS disponibilizou, de maneira online, uma atualização sobre os locais que ainda contam com a vacina. A população pode conferir aqui.

Conforme o Núcleo de Imunizações da Pasta, Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Dessas, 102 mil foram enviadas a unidades de saúde, a nove pontos de drive thrus e reservadas a serviços domiciliares (idosos que não conseguem sair de casa). Outras 56 mil foram enviadas a 57 farmácias das redes Agafarma, São João e Panvel.

Campanha segue até maio

Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco.

A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.