Com demanda 82% menor, Trensurb mantém tabela com intervalos menores em horários de pico

Segue em vigor parceria com a Metroplan para reduzir as aglomerações no metrô

Foto: Divulgação/Trensurb

Em meio à pandemia da Covid-19, a Trensurb mantém uma tabela de horários especiais para atender, sobretudo em horários de pico, usuários que, em função do trabalho, não conseguem ficar em isolamento. Os intervalos maiores que o normal ocorrem devido à demanda reduzida no sistema, levando em consideração a recomendação das autoridades para que a população permaneça em casa, e também por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da doença.

Nessa quarta-feira, foram 27.951 embarques no metrô, o que corresponde a uma demanda 82,3% menor que a média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março (157.636). Desde o dia 13, a demanda no sistema metroviário vem caindo significativamente.

Veja a tabela em vigor:

Reforço de ônibus

Segue mantida a parceria entre a Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) para reduzir as aglomerações no metrô nos horários de pico. Pela manhã, a partir das 6h30min, ônibus da empresa Vicasa partem das estações Canoas e Mathias Velho diretamente para a Estação Mercado. Também a partir das 6h30min, ônibus da empresa Real partem da Estação Sapucaia, seguindo diretamente até a Estação Mercado.

À tarde, a partir das 17h30min, os ônibus da Vicasa saem da Praça Revolução Farroupilha, ao lado da Estação Mercado, tendo como destino o município de Canoas e parando em todas as estações da Trensurb no município – Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. Também a partir das 17h30, os ônibus da Real partem da Praça Revolução Farroupilha com destino à Estação Sapucaia – parando ainda nas estações Esteio e Luiz Pasteur. O número de veículos é limitado e eles partem conforme a demanda, quando a lotação dos lugares sentados é atingida.

A Trensurb reforçou a higienização de trens e estações desde fevereiro e vem operando majoritariamente com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais), buscando reduzir as aglomerações no metrô.