Trensurb mantém plano emergencial e Metroplan reforça linhas de ônibus até Porto Alegre

Intenção é atender a demanda sem promover aglomerações de pessoas em vagões e estações da Trensurb

Foto: Trensurb / Divulgação

Buscando reduzir as aglomerações no metrô nos horários de pico, a Trensurb e a Metroplan irão manter, até quando for necessário, a realização de plano emergencial para atender a demanda de passageiros e para que não ocorra aglomeração de passageiros em vagões e estações. Ônibus das empresas vinculadas à Metroplan voltaram a levar passageiros da Região Metropolitana direto para Porto Alegre na manhã desta quarta-feira. A medida, se necessária, será aplicada durante a tarde no sentido inverso.

Conforme estabelecido entre a estatal e a fundação, coletivos irão partir da Praça Revolução Farroupilha, ao lado da Estação Mercado, nos horários de pico, tendo como destino o município de Canoas. Os coletivos irão realizar paradas em todas as estações da Trensurb no município – Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. O número de veículos é limitado e eles partirão conforme a demanda, quando a lotação dos lugares sentados for atingida.

Desde segunda-feira, a Trensurb opera com intervalos de 30 minutos entre viagens – somente com trens acoplados (composições de oito carros, ao invés dos quatro usuais). Isso ocorre por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19 (60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, etc.).

Vale lembrar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto, é importante que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado preferencialmente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais. Em caso de necessidade extrema de uso do metrô, recomenda-se que se opte pelos horários de menor movimento.