O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta quarta-feira, a chegada ao Brasil dos primeiros kits de teste rápido para detectar a presença de coronavírus, responsável por causar a doença Covid-19. A expectativa do Ministério da Saúde é colocar em circulação, nos próximos dias, 5 milhões de unidades.
De acordo com o chefe do Poder Executivo, com o teste de imunocromatografia “o cidadão fica sabendo “se já foi contaminado e curado” da doença. A identificação da presença ou não do vírus demora de 15 a 30 minutos.
Com o resultado em mãos, segundo o presidente, pessoas que fazem parte de serviços considerados essenciais podem voltar a circular livremente – “como, por exemplo, profissionais de saúde, segurança e transporte”, escreveu no Twitter.
No entanto, ainda não há evidências científicas que indiquem que pacientes curados não possam se contaminar pela segunda vez. O Japão, por exemplo, já identificou casos de pessoas que voltaram a testar positivo para o vírus desde o início da pandemia.
O presidente também postou que o tratamento da Covid-19 “à base de Hidroxicloriquina e Azitromicina” vem se mostrando eficaz em pacientes em tratamento. “Nos próximos dias, tais resultados poderão ser apresentados ao público, trazendo o necessário ambiente de tranquilidade e serenidade ao Brasil e ao mundo”, acrescentou.