Questionado sobre Bolsonaro, diretor da OMS ressalta seriedade do coronavírus

Organização voltou a frisar necessidade de respostas imediatas a Covid-19

Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades internacionais subordinadas à Organização das Nações Unidas, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançaram nesta quarta-feira, um Plano de Resposta Humanitária Global contra os efeitos do coronavírus.

Na teleconferência sobre o assunto, o correspondente do site UOL questionou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro de que a doença é similar a um “resfriado”.

Ghebreyesus não quis se estender no assunto, mas comentou que em várias nações há muita necessidade agora de atendimentos de urgência, por causa da doença. “Em muitos países, o coronavírus é uma doença muito séria”, afirmou.

Na teleconferência, que contou também com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, as autoridades detalharam medidas para ajudar no combate ao coronavírus nos países mais pobres e vulneráveis, pedindo apoio, inclusive financeiro.

Ghebreyesus também insistiu na importância de haver condições adequadas para profissionais de saúde, dizendo que eles “são heróis, mas também são humanos” e correm risco.

As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.