A vacinação contra a gripe para os idosos começou nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Drive-thrus estão reforçando a campanha para além das 58 filiais das redes Agafarma, Panvel e São João que, em parceria com o município, disponibilizam a vacina de maneira gratuita.
A vacinação começou às 8h30min nos nove pontos de drive thrus. Nas farmácias, segue o horário de abertura de cada estabelecimento. Os idosos devem apresentar a carteira de identidade ou cartão SUS.
A medida adotada pela Prefeitura busca evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus. A faixa etária acima dos 60 anos é considerada grupo de risco para a pneumonia Covid-19.
Aos idosos que residem em bairros que não contam com farmácias habilitadas para vacinação e nem ponto de drive thrus, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que busquem um dos 140 postos de saúde da cidade.
Farmácias
Cada farmácia vai definir as quantidades a serem aplicadas diariamente, em função das normas de armazenamento. A lista dos estabelecimentos está disponível aqui.
Drive thrus
Região Glória / Cruzeiro / Cristal
– Oscar Pereira – avenida Professor Oscar Pereira, 3229 – Glória
– Chuí – Praça José Alexandre Záchia – avenida Chuí – Cristal
– Nossa Senhora de Belém – praça Nossa Senhora de Belém
Região Norte / Eixo Baltazar
– Baltazar de Oliveira Garcia – avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – São Sebastião
Região Restinga e Extremo Sul
– rua Comendador Jorge Mello Guimarães, 12 – Belém Novo
Região Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas
– IAPI – rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia
Região Partenon / Lomba do Pinheiro
– parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio Paróquia Santa Clara) – João de Oliveira Remião, 4444
Região Leste / Nordeste
– Morro Santana – rua Marieta Mena Barreto, 210
Região Centro
– Santa Cecília – rua São Manoel, 543 – Santa Cecília
Campanha segue até maio
Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco.
A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.