Demanda do Trensurb cai mais de 80% em meio a pandemia de coronavírus

Restrições de movimentação e temor com a doença derrubaram a utilização do meio de transporte

Foto: Angelo Pieretti / Trensurb / Divulgação

Em meio à pandemia de Covid-19, a Trensurb segue registrando número reduzido de passageiros se deslocando entre Porto Alegre e a região Metropolitana. Na terça-feira, foram 29.216 embarques no metrô, o que corresponde a uma demanda 81,5% menor que a média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março (157.636).

Desde o dia 13 de março, a busca pelo sistema metroviário passou a diminuir significativamente em função das medidas de prevenção à propagação do coronavírus.

Ainda assim, na manhã desta quarta os trens operaram com intervalos de 10 minutos no trecho de maior movimento, da Estação Sapucaia até a Estação Mercado, entre 6h26min e 7h26min, evitando aglomerações nas estações e trens.

No trecho Novo Hamburgo – Sapucaia, os intervalos foram de 15 minutos, assim como no sentido inverso, da Estação Mercado à Estação Novo Hamburgo. Nesse período, circularam pelo sistema metroviário cinco composições formadas por trens acoplados (totalizando oito carros) e três composições simples (quatro vagões).

Fora dos horário de pico, os intervalos voltaram a ser de 30 minutos, como ocorre desde segunda-feira, com a circulação de quatro composições de oito carros, simultaneamente.

Fim da tarde

No horário de pico da tarde, os trens partiram da Estação Mercado, com destino a Novo Hamburgo, em intervalos de 15 em 15 minutos, entre 17h07min e 18h52min. No sentido inverso, o intervalo se manteve em meia hora. As viagens em direção ao Vale do Sinos voltaram a ocorrer de 30 em 30 minutos, até perto das 21h. Mais tarde, o intervalo nos dois sentidos passou a ser de 45 minutos, até o fim da operação, às 23h20min.

As alterações ocorrem devido à demanda reduzida no sistema, levando em consideração a recomendação das autoridades para que a população permaneça em casa, e também por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19.

Uma parceria entre Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) também ajudou a evitar aglomerações no sistema metroviário nos horários de pico. Na tarde de terça e nesta quarta-feira, pela manhã e à tarde, ônibus metropolitanos das empresas Vicasa e Real fizeram o transporte junto à linha do trem entre o Centro de Porto Alegre e os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul.