Mais de 10,5 mil pecuaristas idosos saíram de casa na semana que devia ser de isolamento social

Foto: Ricardo Giusti / CP

Em uma semana da campanha da vacinação antecipada contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, pelo menos 42.467 pecuaristas já se deslocaram da zona rural até a cidade para comprar a vacina. Considerando os dados já lançados no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) da Secretaria da Agricultura, este número representa 15% do total de produtores que precisam fazer a vacina no Estado – 277.389.

Segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% dos agricultores gaúchos tem 65 anos ou mais. Ou seja, dos 42.467 pecuaristas que já cumpriram com o que determinou a pasta, a estimativa é que em torno de 10,6 sejam idosos, os mais afetado com a disseminação do coronavírus. Em vários lugares, inclusive Porto Alegre, os idosos estão sendo proibidos de sair de casa para que façam o isolamento social.

“Manter a campanha da vacinação contra aftosa neste período de pandemia é ir contra todas as orientações do Ministério da Saúde”, reafirma a fiscal estadual agropecuária Beatriz Scalzilli, vice-presidenta da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro). Há uma semana, a entidade vem alertando para os riscos e manifestando posição técnica contrária à manutenção do calendário atual da vacinação neste período de pandemia.

Os dados, que referem-se ao período de 16 a 23 de março, mostram o volume de pessoas que se aglomeraram, em todo o Estado, nas casas agropecuárias para adquirir a vacina e nas inspetorias de defesa agropecuária para comprovar a compra. No SDA, os dados são lançados no decorrer da campanha, portanto algumas informações são incluídas posteriormente. Por este motivo, considerando o que ainda não foi lançado no sistema, a Afagro estima que 20% dos produtores já tenham comprado a vacina.

Tão preocupante quanto o número de produtores que já se deslocaram da zona rural até a cidade é o número de pecuaristas que ainda não compraram a vacina. Se mantidas as medidas atuais, mais de 200 mil produtores rurais ainda precisarão sair de casa para fazer a compra. Além de Porto Alegre, pelo menos 30 municípios do Interior do RS já registram casos confirmados do coronavírus.