Idosos poderão se vacinar contra a gripe em nove pontos de Porto Alegre sem sair do carro

Prefeitura anunciou drive-thrus na noite de hoje. Campanha abre nesta quarta, também, em 58 farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João. Postos de saúde não terão doses disponíveis

vacina gripe postos de saúde
Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, na noite desta terça-feira, que a vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos vai ser ampliada para mais nove pontos, onde os idosos poderão tomar a dose dentro de um veículo, sem precisar descer. Os drive-thrus vão reforçar a campanha para além das 58 filiais das redes Agafarma, Panvel e São João que terão a vacina gratuita disponível, a partir desta quarta-feira.

A vacinação vai ter início a partir das 8h30min, nos drive thrus, e, nas farmácias, segue o horário de abertura de cada estabelecimento. Os idosos devem apresentar a carteira de identidade ou cartão SUS.

“Nosso objetivo é contribuir para que os idosos não tenham contato com pessoas infectadas pelo coronavírus. Colocando mais essa alternativa de vacinação, somada as farmácias, evitamos a circulação deles nas ruas”, destacou o prefeito Nelson Marchezan Jr..

A medida adotada pela Prefeitura busca evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus. A faixa etária acima dos 60 anos é considerada um dos maiores grupo de risco para a pneumonia Covid-19, provocada pelo coronavírus surgido na China.

Veja abaixo os locais onde os idosos poderão tomar a vacina sem sair do carro

Região Glória / Cruzeiro / Cristal
– Oscar Pereira – avenida Professor Oscar Pereira, 3229 – Glória
– Chuí – Praça José Alexandre Záchia – avenida Chuí – Cristal
– Nossa Senhora de Belém – praça Nossa Senhora de Belém

Região Norte / Eixo Baltazar
– Baltazar de Oliveira Garcia – avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – São Sebastião

Região Restinga e Extremo Sul
– rua Comendador Jorge Mello Guimarães, 12 – Belém Novo

Região Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas
– IAPI – rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

Região Partenon / Lomba do Pinheiro
– parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio Paróquia Santa Clara) – João de Oliveira Remião, 4444

Região Leste / Nordeste
– Morro Santana – rua Marieta Mena Barreto, 210

Região Centro
– Santa Cecília – rua São Manoel, 543 – Santa Cecília

Farmácias também vacinando de graça

Cada farmácia vai definir as quantidades a serem aplicadas diariamente, em função das normas de armazenamento. Acesse aqui a lista das farmácias para imunização gratuita de idosos, também a partir desta quarta

A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.

Campanha prossegue até maio

Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos-alvo da campanha.

Em 2018, foram vacinadas 561.049 pessoas dos grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e público em geral em Porto Alegre. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra a gripe.

A imunização precisa ser feita todos os anos, porque as cepas da vacina diferem de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.