A partir desta quarta-feira, os deputados estaduais poderão rever o destino de emendas parlamentares para disponibilizar que esses valores sejam aplicados para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Sul. A intenção do governo é contar com fôlego de R$ 32 milhões.
Cada um dos 55 deputados teve direito a destinar R$ 1 milhão em recursos para diferentes fins. Porém, além das bancadas do PT, MDB, Novo, PSol, outros parlamentares abriram mão dos valores. A maior parte da sobra orçamentária havia sido direcionada em conjunto para fomentar a Consulta Popular.
Ao todo, foram protocoladas 561 emendas para o orçamento de 2020. No entanto, com o avanço da pandemia, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), costurou com a secretária de Planejamento, Leany Lemos, a possibilidade de os deputados rearranjarem as emendas para que os recursos sejam direcionados às ações de combate à Covid-19.
Um documento vai ser utilizado para que os deputados, por meio de rubricas, autorizem o remanejamento dos valores. Nos próximos dias, o Executivo deverá informar o valor orçamentário exato a ser remanejado.