O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás da decisão de centralizar na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a responsabilidade de permitir fechamento ou bloqueios em estradas do país, de acordo com o cenário da pandemia do novo coronavírus.
Em resolução publicada na noite dessa segunda-feira no Diário Oficial da União, o governo federal delegou a tarefa aos órgãos de vigilância em cada estado.
Segundo o texto assinado pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, “fica delegada ao Órgão de Vigilância Sanitária ou equivalente nos Estados e no Distrito Federal a competência para elaborar a recomendação técnica e fundamentada ao estabelecimento de restrição excepcional e temporária por rodovias de locomoção interestadual e intermunicipal”.
Até então, a decisão de alguns governadores de restringir a circulação em meio à propagação do coronavírus havia sido criticada pelo presidente por ter sido considerada “um exagero”. Agora, Bolsonaro busca uma aproximação com os estados para definir estratégias conjuntas de combate à pandemia.