Resultado sobre morte com suspeita de Covid-19 em NH deve sair esta semana

Idosa morreu na madrugada do último sábado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Foto: Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo / Divulgação / CP

O resultado do exame para confirmação ou não de Covid-19 de uma idosa que morreu na madrugada do último sábado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo deve sair nesta semana. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo abriu processo administrativo disciplinar para investigar a morte, já que a paciente era moradora de São Leopoldo.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo, a paciente tinha 61 anos e estava na UPA Scharlau de São Leopoldo. Ela presentava sintomas da doença há sete dias e possuía outras complicações de saúde. Ela foi transferida para a casa de saúde hamburguense pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) depois que a Regulação do Estado tentou levá-la primeiramente para o Hospital Centenário do município. No Hospital Municipal, a paciente leopoldense já chegou com o auxílio de ventilação mecânica e foi levada para a UTI, mas acabou não resistindo.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, o protocolo de segurança para Covid-19 foi seguido no hospital hamburguense. “Quem atendeu a paciente estava com o equipamento de proteção, e a paciente já estava entubada, o que evita muito o contágio”, completa. “Nos preocupa muito recebermos pacientes de outras cidades, ainda sem o repasse de equipamentos para nos tornarmos referência regional”, acrescentou a prefeita Fátima Daudt.

A Prefeitura de São Leopoldo informa que os casos suspeitos de contaminação de coronavírus que apresentem necessidade de hospitalização são regulados pelo governo do Estado e de sua responsabilidade. No caso de São Leopoldo, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, cumprindo rigorosamente o que determina o protocolo da Regulação do Estado.

Sobre a morte da idosa, Novo Hamburgo, com caso ainda suspeito de coronavírus, a Secretaria da Saúde de São Leopoldo informou que a paciente chegou na noite do dia 20 de março na UPA Scharlau, com sintomas respiratórios, apesar de não ter tido contato com caso confirmado. Com o agravamento do quadro, ela foi levada pelo Samu para Novo Hamburgo cumprindo a determinação do Protocolo. Cabe destacar que, conforme as normas estaduais, o Hospital Centenário não é referência para casos de suspeita do Covid-19.