O ministério da Defesa anunciou a inauguração do Centro de Operações Conjuntas. A iniciativa envolve os três comandos militares – Marinha, Exército e Força Aérea – para fornecer ajuda logística e operacional ao Governo Federal durante o período de combate à pandemia do coronavírus.
Segundo nota publicada pelo ministério, o contingente militar poderá ser usado no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. O documento lista ainda que 10 Comandos Conjuntos estão disponíveis para atuar especificamente nas cinco regiões brasileiras. O Comando de Operações Aeroespaciais – uma unidade permanente de defesa nacional – também participará da iniciativa.
Uma força com treinamento especial em defesa química, biológica, radiológica e nuclear poderá ser utilizada em áreas de risco. Além disso, na descontaminação humana, de ambientes ou de materiais. Os militares também podem ser usados em postos de triagem para identificar possíveis focos de infecção do Covid-19 em pontos estratégicos, como fronteiras e aeroportos.
O ministério comunicou ainda que hospitais de campanha – estruturas médicas temporárias criadas para atuar em áreas de conflito ou instabilidade – poderão ser usados em apoio à rede pública e privada de atendimento de saúde.